Site Rules

No offensive content

-

No spreading of any copyrighted material

-

No spamming or advertising

-

Admin decisions are final

-

Please be nice

 

FAQ

Frequently asked questions

ECOGRAFIAS


Conhecido também como ultrassonografia, o ultrassom é como um som comum, exceto por ter uma frequência mais alta do que o ouvido humano pode detectar. Quando o som é mandado para o corpo através de uma sonda que encosta na pele do paciente, ele depois é refletido pelos órgãos internos. O retorno desses ecos é recebido pelo transdutor e são convertidos por um instrumento eletrônico em imagens para um monitor.




ECOCARDIOGRAMA


O ecocardiograma é um exame que serve para avaliar, em tempo real, algumas características do coração, como tamanho, forma das válvulas, espessura do músculo e o funcionamento do coração, além do fluxo sanguíneo. Esse exame também permite ver os grandes vasos do coração (artéria pulmonar e aorta) no momento em que o exame está sendo realizado.




ELETROCARDIOGRAMA


O eletrocardiograma (ECG) é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração.




ELETROENCEFALOGRAMA


A Eletroencefalografia (EEG) é o estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica, ou até mesmo dentro da substância encefálica.




ESPIROMETRIA


Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar. A espirometria mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. Trata-se de um exame não invasivo e indolor. O exame é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.




EXAMES LABORATORIAIS


Exame laboratorial é o conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico, em laboratórios de análises clínicas, visando um diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou para um check-up (exame de rotina).




RAIO X


Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Na medicina os raios X são utilizados nas análises das condições dos órgãos internos, pesquisas de fraturas, tratamento de tumores, câncer (ou cancro), doenças ósseas, etc. Com finalidades terapêuticas os raios X são utilizados com uma irradiação aproximada de cinco mil a sete mil Rads, sobre pequenas áreas do corpo, por pequeno período de tempo.




RESSONÂNCIA MAGNÉTICA


Ressonância magnética é uma técnica que permite determinar propriedades de uma substância através do correlacionamento da energia absorvida contra a frequência, na faixa de megahertz (MHz) do espectromagnético, caracterizando-se como sendo uma espectroscopia.